CDU candidata Rogério Cação<br>a Peniche
Independente, líder da bancada de eleitos pela coligação PCP-PEV na Assembleia Municipal durante o actual mandato autárquico, Rogério Cação é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Peniche. O actual edil, António José Correia, igualmente independente, encabeça a lista à Assembleia Municipal que comunistas e ecologistas apresentam no próximo domingo, 26, pelas 18h00.
No acto público de apresentação que vai decorrer no Auditório Municipal de Peniche, e no qual participa o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vão também ser dados a conhecer os cabeças-de-lista às freguesias do concelho.
Rogério Cação é «um homem com provas dadas em vários combates e representante das ideias e das orientações da CDU», adiantou Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central e responsável pela Organização Regional de Leiria do PCP, em declarações à Lusa.
À agência de notícias, Rogério Cação, por seu lado, vincou o propósito de «defender o melhor para Peniche» e dar continuidade ao projecto autárquico da CDU num concelho que, afirmou ainda, se pretende que seja «dinâmico», quer na capacidade de atrair actividades produtivas, quer na vertente da participação popular na definição das grandes linhas políticas orientadoras.
Dar mais competências às freguesias, tornar o concelho mais inclusivo e promover o diálogo entre gerações são outros dos eixos centrais que a candidatura de Rogério Cação protagoniza.
Natural de Peniche onde nasceu há 61 anos, Rogério Cação é professor do ensino especial aposentado. Licenciado em Supervisão Pedagógica e Gestão da Formação, mestre em Antropologia, foi vereador da CM de Peniche entre 1986 e 1990. De 2005 a 2012 foi presidente da AM de Peniche, cargo a que concorreu nas eleições autárquicas de 2013 . Foi presidente da Confederação das Cooperativas Portuguesas e vice-presidente da FENANCERCI. Preside à Associação de Desenvolvimento de Peniche, à Cerci Peniche e à Acompanha.